segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

AGO 2019



      Com eleição, recordações, lançamento de nosso novo Maual Liguista, novo Provincial.. e muitas outras novidades marcaram esta Assembléia Geral Ordinária AGO de 2019, das ligas Católicas Jesus Maria José do Brasil.
Depois de 38 anos com homens a frente de nossa Diretoria da Confederação Nacional, foi eleita uma mulher como presidente da Confederação Nacional das Ligas Católicas do Brasil. Natalia da Federação de Duque de Caxias, juntamente com seus vice-presidentes Rodrigo Trotta e Alamir Figueiredo. Abaixo vamos rever alguns desses momentos.. E mais uma vez agradecemos aos Liguistas, que com muito esforço vieram de várias partes de nosso Brasil, para participar.

                  A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Alamir Ribeir Figueiredo, área internaSanta Missa de Abertura na sexta Feira dia 25/01
A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Natalia Felipe e Rodrigo Trotta, pessoas em pé A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Waldemar Benezoli, pessoas sentadas e área interna

No sábado dia 26/01/2019, iniciamos nossa manhã com a SANTA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO LANÇAMENTO DA 13 EDIÇÃO DO MANUAL DA LIGA CATÓLICA JESUS, MARIA, JOSÉ, presidida pelo Ex-provincial Pe. Américo e concelebrada pelo nosso coordenador Pe. Vidigal.
A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna
               A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Natalia Felipe e Rodrigo Trotta, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Quanta sabedoria. Falou com profundidade na simplicidade. Psicólogo, Prof. da UFJF, Dr, Padre Dalton ministrou a palestra do sábado de manhã com o tema FAMÍLIA CRISTÃ - URGÊNCIAS E TURBULÊNCIAS.
Com mais de 80 anos de idade, é uma verdadeira enciclopédia humana que toca o coração de todos com muita sabedoria. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em péCONFRATERNIZAÇÃO COM JANTAR E PETISCOS COM MÚSICA AO VIVO. A SANFONA NÃO PODERIA FALTAR NESSA NOITE DE SERESTA E SERTANEJA.Uma das coisas que me deixa muito feliz foi sempre manter a fraternidade entre todos os membros da nossa ARQUICONFRARIA. 
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Alamir Ribeir Figueiredo, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas sentadas  A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre 
Posse da Nova Diretoria da Confederação Nacional, e boas vindas ao nosso novo Provincial Pe. Nelson Antonio Linhares CSsR. A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, área internaA imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Alamir Ribeir Figueiredo, Rodrigo Trotta e Natalia Felipe, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaNova diretoria da Confederação Nacional.
"LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!



a Congregação Redentorista!

A Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada deCongregação Redentorista, foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, no sul da Itália. A Congregação foi aprovada por Bento XIV em 25 de fevereiro de 1749. A vida de Santo Afonso tornou-se, então, uma missão e um serviço aos mais abandonados.
Santo Afonso nasceu em Nápoles no dia 27 de setembro de 1696. Recebeu uma educação exigente e esmerada, pois seu pai queria que se tornasse um grande advogado. Aos 16 anos, se formou em direito civil e eclesiástico. Exerceu a advocacia durante oito anos.
Contra a vontade do pai, aos 30 anos foi ordenado sacerdote. Exagerou nas atividades pastorais, ficando esgotado. A conselho médico foi descansar nas montanhas, mas vendo o abandono religioso dos cabreiros da região, o descanso se tornou verdadeira missão popular. Aí surgiu a ideia de fundar uma congregação missionária, que se dedicasse à evangelização dos mais abandonados.
O lema da Congregação Redentorista – Copiosa Apud Eum Redemptio – significa: “Com ele há Copiosa Redenção”. Os Missionários Redentoristas continuam o carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade. “Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração. Os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu ministério e anunciam-nos com evangélica simplicidade de vida e de linguagem, pela abnegação de si mesmos, pela disponibilidade constante para as coisas mais difíceis, a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção”. (Constituições Redentoristas, nº 20).
Atualmente, a Congregação está presente em 82 países, com cerca de 5 mil Missionários em todos os 5 continentes. No Brasil, os Redentoristas chegaram para iniciar a missão em 1893, através da Província holandesa. A primeira casa fundada foi na cidade de Juiz de Fora (MG), no dia 07 de janeiro de 1894.
Uma congregação, normalmente, se compõe de várias províncias divididas por regiões geográficas. No país, os Redentoristas só não têm residência nos estados do Acre, de Roraima e do Amapá. A Província do Rio abrange os estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. As outras unidades da Congregação no Brasil são: Província de São Paulo, de Porto Alegre, de Campo Grande, de Goiás, Vice-Província de Manaus, de Recife, de Fortaleza, da Bahia.

(Extraido do Site. Provincia do Rio.)

imagem da equipe da província do Rio

Temos um novo Provincial!!

No último ano 2018 foi nomeado o novo Provincial de Rio Minas e Espírito Santo
Padre Nelson Antonio Linhares de Souza CSsR.





Superior Provincial: Pe. Nelson Antonio Linhares de Souza, C.Ss.R.

Coordenador da Província, trabalha na animação e acompanhamento dos confrades e de cada frente de trabalho.

Padre Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R. nasceu no dia 22 de maio de 1966, em Sabará (MG). Realizou seus votos temporários na Congregação Redentorista no dia 31 de janeiro de 1988, na Igreja São José, em Belo Horizonte (MG). Seus votos perpétuos foram realizados na mesma igreja, no dia 02 de fevereiro de 1991. Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1991, na cidade de Rio Piracicaba (MG). Na Província do Rio, pe. Nelson iniciou sua formação no ano de 1981, em Juiz de Fora (MG), quando entrou para a Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA). Em 1984 foi para a Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC), época em que cursou Filosofia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizou o Noviciado em Tietê (SP), no ano de 1987, e cursou Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, em 1988. Além disso, fez Psicologia na Faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, entre os anos de 2004 e 2008, e concluiu uma pós-graduação em Psicanálise nos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), em Campos dos Goytacazes (RJ), em 2011.
 
O Redentorista atuou na Província do Rio como formador do Ano SPES, em Coronel Fabriciano (MG), entre os anos de 1994 e 1996, formador da CVSA, de 1997 a 2002, pároco na Igreja Santo Afonso, no Rio de Janeiro, entre 2003 e 2005, reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, entre 2009 e 2014, e foi pároco na Igreja São José, na capital mineira.

Vigário Provincial: Pe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R.
Auxilia o trabalho do Provincial e o substitui na sua ausência.
  
Conselheiros: 
Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R.
Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.
Pe. José do Carmo Zambom, C.Ss.R.
Exercem um papel importante nas decisões, já que o Conselho é consultado para resolver várias situações da Província. Cada Conselheiro traz sua opinião, sua reflexão e suas observações. O trabalho é de parceria, pois o Provincial não age sozinho.

Secretários:
Vida Religiosa: Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.
Vida Pastoral: Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R.
Administração: Pe. Flávio Leonardo Santos Campos, C.Ss.R.
Comunicação: Pe. Anderson Trevenzoli Assireu, C.Ss.R.
 
Auxiliam o Provincial nas áreas de Formação, Administração, Vida Consagrada, Pastoral Vocacional, Comunicação e Vida Pastoral.